quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Sensibilidade

Significado de SENSIBILIDADE:
Capacidade de sentir;
Facilidade para se ofender; que tende a se magoar facilmente;
Facilidade para se machucar por algum motivo, ou agente, externo: suscetibilidade ao sereno.;
Tendência/disposição a ser dominado pelos sentimentos/emoções;
Aptidão para apreender e demonstrar sentimentos;
Refere-se à percepção aguçada ou receptividade a respeito de algo, como por exemplo as emoções de um indivíduo.



"Não é a altura, nem o peso, nem os músculos que tornam uma pessoa grande, é a sua sensibilidade sem tamanho." Martha Medeiros

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Retrospectiva 2014

Posso dizer sem receio que 2014 foi um ano-desafio, minha rotina e estilo de vida foram alteradas bruscamente de uma forma que eu não me considerava preparada para encarar... Mas encarei.
Encarei também a dificuldade que é não ter tempo livre e a sensação de estar presa a algo que eu nem mesmo havia escolhido... Mas escolhi, porque felizmente não sou vitima da vida e me considero responsável pelo que me acontece.
Os primeiros meses foram difíceis – a sensação de estar amarrada a algo que eu não queria me sufocava e eu sentia um peso sobre mim a cada dia, foi quando tomei a decisão de voltar pra psicoterapia... Provavelmente, essa foi a melhor coisa que eu poderia ter feito.
Só quem já esteve em contato verdadeiro consigo mesmo e com aquilo que sente sabe que não há valor que pague o fato de pertencer a si mesmo, de investir em si, se respeitar e aprender cada vez mais o que é ser verdadeiramente.
Depois de voltar pra terapia eu não permiti que ninguém me ofendesse ou me machucasse sem que eu me defendesse, não fui submissa e não admiti que me tratassem com injustiça
Foi depois da psicoterapia que eu compreendi que eu não gostava de certas coisas, foi quando aprendi a me respeitar e a dizer não a o que ia de encontro ao meu sentimento. Aprendi a falar o que eu sinto. Aprendi a assumir meus sentimentos. Aprendi que se algo me afeta é porque eu me permito afetar, e que não é válido culpar ninguém pelo que acontece comigo... Porque eu sou responsável por mim mesma, assim como cada um é por si.
Eu aprendi a escutar as pessoas e senti a alegria que é poder ajudar alguém a se sentir melhor.
Eu voltei a fazer coisas que eu gostava e a me dedicar a mim mesma.
Depois da psicoterapia, passei a ser minha maior prioridade e entendi que ninguém pode fazer nada por mim se eu não quiser ser ajudada, e que também não devo moldar meu comportamento em prol do agrado alheio...
Em 2014 eu enfrentei desafios e superei etapas que me fizeram ver algumas coisas de uma perspectiva diferente... Mudei de opinião inúmeras vezes e abandonei preconceitos, aprendi que quem é inflexível demais sofre e decidi que não quero isso pra mim.
Em 2014 eu aprendi que não se deve querer que o outro aja ou pense de determinada maneira, pois cada um é livre para ser o que é... E que se deve confiar no ser humano e nas outras pessoas, porque só assim elas poderão desenvolver aquilo que há de melhor nelas. É de extrema importância que se acredite.
Tudo isso me faz pensar no ano vindouro e em tudo o que a vida nos reserva...
Meus planos para o futuro se resumem em um único desejo: tornar-me uma pessoa melhor. Quero ser mais solidária e ajudar o próximo. Quero lutar contra as injustiças e defender os oprimidos, desfavorecidos e indefesos. Quero fazer sorrir muitas pessoas e se lhes couber melhor o choro, estarei presente também. Quero aprender a não guardar mágoas, compreender o silêncio e respeitar o outro acima de tudo... Quero aprender com meus erros e com os erros dos outros e aprender a perdoar.
Em 2015 quero estudar e ler muitos livros, quero gastar mais tempo com amores e amigos. Quero optar .pelo que me faz bem e pelo que faz meu coração pulsar... cada vez mais. Acima de tudo, quero ser eu mesma. E quero que os outros também o sejam.


Este texto faz parte do projeto literário 16 on 16, conheça os outros blogs participantes do projeto: Ariana CoimbraBrunnaCamyliDeyseGabi FreitasGhiovanaLianneLys Fernanda, MáiraMari GuimarãesMaria Fernanda,  MarianaMarlanaNicoleThaís.


sábado, 6 de dezembro de 2014