sábado, 19 de janeiro de 2013

Sobre o passado e o presente

Eu tenho um costume inconveniente de pensar muito nas coisas e pessoas do passado, e devo admitir que nem tudo eu soube deixar pra trás. E ainda não sei, mas afinal, ainda há tanto tempo para tentar e tentar. Uma hora dá certo, uma hora eu aprendo. Sinto saudade. Sinto uma falta imensa de tudo o que eu já vivi. Há um ano vi a minha vida ser devastada como por um furacão, vi tudo o que eu amava sendo arrancado de mim de uma forma cruel e muito, muito dolorosa. Eu sofri e quase superei. Quase. E nesse quase cabe um espaço imenso não preenchido, um espaço vazio que eu chamo de saudade, de algo que não teve fim, que não acabou como deveria. Inacabado. E inacabados ficaram os meus dias, desde o dia 23 de janeiro de 2012, em que eu parti deixando pra trás tudo o que jamais acreditei ser capaz de deixar. Ficou lá. Continua comigo, mas não de corpo presente. É mais como uma ferida que lateja nas noites solitárias, nas tardes vazias e nas manhãs em que nada parece acontecer. Nesse hiato eu me preencho e vivo como se nada pudesse me parar, como se nada pudesse me ferir ou me desequilibrar. Tenho esse semblante de quem sorri por tudo, por nada. Eu dou risada e canto, eu danço, eu saio. E quando eu pauso sinto uma falta que parece ter coração próprio, e desestabiliza os batimentos do meu. Me confunde, me assusta. E eu não a quero mais. Então eu jogo fora, descarto e me preencho. E esse semblante de quem sorri por tudo e por nada se mostra mais forte do que nunca. Como se nada pudesse me parar, me ferir ou desequilibrar. E lá vem a intensidade me dilacerar outra vez... Essa tendência a ser dominada facilmente pelos sentimentos me destrói cada vez um pouco mais, e cada vez dói somando todo o resto em uma pancada só. Não tem sido fácil, mas há de passar. O que não há de passar?
Passa o que é ruim, passa o que é bom... Passa, passa...
Passou um ano. Doze meses. Quarenta e oito semanas. E nesse tempo eu tive diversas oportunidades. Oportunidade de sorrir, de recomeçar. Oportunidade de jogar tudo pro alto e agir impulsivamente. Oportunidade de me importar com o que interessa e com o que não interessa. O mérito pelo que eu vivi é, principalmente, meu. O mérito pelo que aprendi é meu. O que eu sofri é meu. E eu escolhi seguir em frente, meio sem jeito, meio sem saber como, meio perdida na minha confusão, mas sigo, todos os dias, um dia de cada vez. Talvez mais tarde eu descubra que teria sido melhor se tivesse sido diferente, mas é assim que é, e isso me satisfaz.
Hoje eu queria estar em outro lugar, amanhã, não sei. O que se sabe dessa vida, que nos surpreende a cada esquina? Se eu fechasse os olhos agora e acordasse uma semana atrás, seria mais feliz do que um ano atrás, naquele amor que tanto me importou, tanto machucou; seria mais feliz que agora. Mas o agora é o que eu tenho, e também há de passar.

15 comentários:

  1. A gente sempre se surpreende com o que é capaz de deixar pra trás. E mais ainda, com o que aprendemos com o que encontramos na nossa frente. Tudo nessa vida é amadurecimento, o que não for: há de passar sim.

    Beijão Dani. :)

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente amo a maneira como voce escreve!

    ResponderExcluir
  3. Estava com saudades da tua escrita. Saudades =s

    ResponderExcluir
  4. É, o tempo passa rápido demais e o sentimento devagar demais.
    Beijos, beijos

    ResponderExcluir
  5. Bom, eu acompanhei mesmo que de longe todas essas mudanças, essas coisas deixadas pra trás e percebi o seu crescimento, os seus sofrimentos.
    Hoje, no momento, você esta muito bem, é um fato, mas certas lembranças não nos abandonam nunca, falo por experiência.
    Mas tudo passa, há de passar!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Querida amiga

    Assim,
    é sentir
    o sabor
    de cada momento,
    sem passados
    ou futuros.

    Que os sonhos te abracem
    a cada esquina da vida...

    ResponderExcluir
  7. Há de passar amiga, só não se perca no passado.
    Saudades sempre
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  8. É a sua honestidade que vai te colocar na realidade temporal que você tanto procura.
    Escrever sobre seu estado atual te faz vislumbrar um outro tipo de presente. Tenho certeza que logo você estará comemorando.

    Mas, independente de qualquer novidade em seus anseios, é sempre bom ler o que você tem a dizer.

    ResponderExcluir
  9. É assim... O sofrimento faz parte do aprendizado. Aprendendo a gente vai largando um pouco o passando e vivendo o presente com a intensidade que merece.

    ResponderExcluir
  10. Querida amiga

    As palavras
    que semeiam o pensar
    são preciosas.
    Delas nascem sentimentos
    que nos tiram do lugar comum
    e nos fazem sentir
    o perfume
    precioso da vida.

    Olha o céu de manhã.
    Vês como brilha iluminado
    por teus sonhos...

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Você escreve muito bem .
    Amei seu blog e já estou seguindo , segue o meu também ? Beijos

    www.diasdemoda.com

    ResponderExcluir
  13. " Sinto saudade. Sinto uma falta imensa de tudo o que eu já vivi."

    Engraçado que às vezes a gente sente saudade do que viveu, e qd sentimos saudade do que a gente não viveu? Isso é possível? Acho que sim, pois eu sinto isso às vezes!

    Belo texto, vc se recupera rápido.

    ResponderExcluir
  14. Olá!!!, belo blog amei sucesso, Deus seja contigo, já estou te seguindo
    OBRIGADO PELA VISITA.
    Curta e participe do meu blog e fan page.
    Blog:http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Obrigada pela visita. É uma pena só agora poder contribuir e perceber pela data da última postagem que você já não está tão aqui. O mesmo ocorria comigo. Uma casa abandonada cheia de lembranças.

    ResponderExcluir